Quais matérias necessários para começar a fazer crochê

Quais matérias necessários para começar a fazer crochê

Qual o material necessário para fazer crochê e como começar?

Para iniciar qualquer projeto de crochê terá que possuir, necessariamente, uma  agulha de crochê e linha.

Para além do essencial, também necessitará de uma tesoura, agulha de tapeçaria para os arremates e de uma fita métrica (indispensável para medir uma amostra, assim como o comprimento da peça de crochê).

Tipicamente, as agulhas de crochê possuem uma ponta única na forma de um gancho (agulhas standard), mas existem também agulhas de crochê de ponta dupla e circulares. Normalmente, as agulhas mais finas servem para trabalhar com fios mais finos e executar um crochê mais delicado, parecido com renda, e as agulhas mais grossas são normalmente utilizadas para fazer peças de vestuário. Estas podem ser feitas de variados materiais (madeira, bamboo, metal e plástico) e podem apresentar variados calibres e comprimentos.

Os calibres das agulhas de crochê não têm a mesma classificação em todo o mundo.

Como escolher o tamanho da agulha?

As agulhas são muito abrangentes, cada tipo de linha e trabalho exige um tamanho diferente de agulha. A maioria das linhas sugerem um tamanho padrão na embalagem para você trabalhar, mas com o tempo você vai aprendendo se é realmente confortável para você ou quer aumentar o tamanho da agulha para ter um trabalho mais fofinho, por exemplo, Ou quem sabe diminuir para ter o ponto mais fechadinho? Enfim, isso você vai descobrindo com o tempo.

Mas para você começar, basta usar uma agulha mais fina para trabalhos com linha fina, e mais grossa para fios mais grossos. Você também poderá começar a usar 2 ou 3 fios para ter um trabalho bem fofinho também, e aí usar uma agulha bem maior do que o recomendado na embalagem.
Sobre o preço, as mais comuns são super baratinhas, variando de R$ 3,00 a R$ 5,00. Depois você poderá investir em itens anatômicos, de bambu, plástico e etc, dependendo da sua necessidade e uso.

Veja uma imagem com os tamanhos das agulhas abaixo.

Além dessas, atualmente existem agulhas ainda mais grossas muito usadas por quem trabalha com fios especiais com cabo mais grosso, ou com fio de malha. Você pode encontrar tamanhos que variam do 0,6mm até os 25mm, ou ainda maiores.

 Aqui fica uma tabela com alguns dos calibres que as agulhas de crochê podem apresentar e as respectivas conversões para o sistema americano:


FIOS DE CROCHÊ

Assim como as agulhas, também os fios de crochê podem ser de variados materiais (fibras de origem animal, vegetal ou sintéticas e combinações de fibras) e apresentam-se com diferentes espessuras e cores.

Os fios de crochê podem ser comprados tanto na forma de novelo como na forma de meada e, normalmente, vêm acompanhados por um rótulo.

Este rótulo contém as instruções de lavagem, o calibre das agulhas a utilizar, o peso, o comprimento, a composição e um código associado à cor (que depende da marca).

O código da cor é importante guardar em caso de ser necessário comprar a mesma linha para terminar ou reparar um trabalho.

Dica 1 

Antes de iniciar o seu crochê, é importante familiarizar-se com alguma da terminologia associada a esta técnica. Este conhecimento vai-lhe permitir interpretar corretamente os esquemas e diagramas que possa querer fazer.

Como existem disponíveis um grande número de esquemas em inglês, aqui ficam alguns termos que poderá encontrar e a sua correspondência em português.
Além dos termos do crochet existem também os símbolos. A forma de executar cada ponto do crochê é universal assim, quando for capaz de reproduzir cada um dos pontos do crochê, poderá interpretar qualquer esquema, independentemente da sua língua de origem.



Antes de começar, tome nota que é importante segurar bem a agulha e o fio.
agulha poderá segurar tanto como uma faca ou como um lápis, conforme lhe parecer mais confortável.
fio, deverá posicioná-lo entre os dedos da mão contrária à agulha, controlando a sua tensão que não deverá ser nem excessiva nem diminuta, apenas a necessária (terá que encontrar o “meio termo” pois se for excessiva os pontos irão ficar muito apertados e não será fácil trabalhar com a agulha e se for reduzida irá ficar com espaços abertos no seu trabalho).

%d blogueiros gostam disto: